Dr Wilson Novaes

História

Nascido na cidade de Marília, interior de São Paulo, Wilson Novaes Matos Jr. entrou para a Faculdade de Medicina aos 17 anos. Em 1989, aos 23 anos, após uma trajetória exemplar como aluno, concluiu o curso. Ainda no 4º ano, após o primeiro contato com a cirurgia plástica, fez sua opção de seguir na especialidade depois de formado. A possibilidade de transformar o ser humano, tanto na cirurgia reparadora como na estética, o atraiu e, por meio de estágios voluntários e atividades extracurriculares, foi aprendendo os princípios deste ramo da cirurgia. Voltado à pesquisa, guarda em seu currículo trabalhos científicos. No 5º ano da FAMEMA, colaborou com trabalho na área cirúrgica em reconstrução facial.

Durante dois anos, fez residência médica em cirurgia geral em Campinas, época em que, simultaneamente e extracurricularmente, trabalhava com cirurgiões plásticos. Em 1993, já em Santos, começava oficialmente sua relação com a cirurgia plástica. Residente aplicado com foco direcionado totalmente aos estudos, desenvolveu importante trabalho pioneiro na Baixada Santista envolvendo o uso de expansores de tecido na recuperação de pacientes sequelados.

Tornou-se especialista, aos 27 anos de idade, no Congresso Brasileiro em Belo Horizonte - 1994, sendo o mais jovem membro da SBCP daquele ano, antes mesmo de terminar a residência. Em 1996, com o tema “Expansão Tissular em Cabeça e Pescoço”, tornou-se o Membro titular mais jovem no Congresso do Rio de Janeiro. Neste ano, inclusive, Dr. Novaes tornou-se membro titular também da Federação Iberolatinoamericana de Cirurgia Plástica e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Em 1997, iniciou atividades como Coordenador do Curso de Residente Serviço de Cirurgia Plástica Dr. Ewaldo Bolívar de Souza Pinto, permanecendo até 2003. No mesmo período, foi professor assistente do Serviço de Cirurgia Plástica Cidade de Santos.

Em 1998, passou a fazer parte da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS). No período de 2000 a 2003, atuou como Presidente do Departamento de Cirurgia Plástica da Associação dos Médicos de Santos.

Faixa preta em Tae Kwon Do na juventude, Dr. Wilson Novaes acredita que, como na filosofia desta arte marcial, a vida é repleta de desafios. Sua inquietude não o deixa descansar antes de obter as respostas exatas aos seus questionamentos, levando-o sempre à busca da superação desses desafios.

No final dos anos 90, sentiu-se atraído por uma nova tendência da cirurgia plástica abdominal: fazer uma abordagem mais conservadora evitando as desagradáveis e conhecidas complicações da abdominoplastia. Direcionou seus estudos nesta área e, no início do novo milênio, finalizou com o tratamento da musculatura a técnica que denominou lipoabdominoplastia. Percebendo a importância desta nova filosofia que trouxe inúmeras vantagens para a cirurgia do contorno corporal, com melhores resultados e uma drástica redução no índice de complicações, aperfeiçoou e evoluiu a técnica. E a partir de 2001, estendeu sua indicação para a maioria das pacientes que necessitavam de tratamento da região abdominal com o trabalho denominado “Classificação para Lipoabdominoplastia” publicado na Revista Americana Aesthetic Surgery Journal 2006.

Novaes já percorreu o mundo palestrando, sendo o primeiro cirurgião a apresentar a lipoabdominoplastia em um Congresso Mundial. Dr. Wilson participou como palestrante nas últimas 3 edições consecutivas do Congresso Mundial organizado pela IPRAS (Confederação Internacional de Cirurgia Plástica Reparadora e Estética) em Sidney 2003, Berlim 2007 e Nova Delhi 2009.

Nos EUA, desde 2004, participa anualmente como palestrante no Congresso da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS), um dos mais importantes eventos anuais internacionais de cirurgia plástica, nos quais já apresentou também outras técnicas de sua autoria (Vancouver 2004, New Orleans 2005, New York 2007, San Diego 2008 e Las Vegas 2009). Em 2008, ingressou como Active International Member da ASAPS, sendo o único médico brasileiro a receber o título naquele ano. Há três anos faz parte do programa científico oficial deste evento e ministra o curso de Lipoabdominoplastia e Contorno Corporal, juntamente com o cirurgião brasileiro Renato Saltz, atual presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética.

Além de contorno corporal, tem se dedicado à cirurgia de rejuvenescimento da face e rinoplastia, tema apresentado na Índia e em Washington na edição de 2010 do Congresso Americano. Seu aprimoramento também abrange a mamoplastia de aumento, utilizando uma sistematização pessoal para escolher a prótese ideal e via de acesso para cada caso.

Dr. Wilson Novaes Matos Jr. está completando 20 anos dedicados à medicina e à cirurgia plástica, se aprimorando constantemente e sempre buscando a plena satisfação física e mental de seus pacientes.